Experiência a bordo do Cruzeiro MSC Lirica – Parte 2

Período: 25/01/2015 a 31/01/2015

Nesse segundo post, tentarei descrever minha experiência a bordo do magnífico cruzeiro MSC Lirica que tive a oportunidade de conhecer nesse verão de 2015. Aqui falarei sobre serviço de bordo, compras a bordo, alimentação, turno dos jantares, entretenimento, piscinas, procedimentos de saída do navio ao ancorar no porto e o que mais eu possa me lembrar.

No primeiro post sobre o cruzeiro eu procurei colocar as experiências que tive no lado de fora do navio. É importante lê-lo primeiramente. Tentei descrever os procedimentos de embarque e desembarque, manuseio de bagagem, forma de pagamento dos gastos do cruzeiro, entre outras dicas e procedimentos.

Já está disponível o último post em que eu falo sobre o que fazer em terra quando o navio atraca nas cidades-destino. Com diversas dicas pra não gastar muito.

Agora, colocarei as minhas experiências a bordo do cruzeiro. Após realizar o check-in, somos liberados para nos dirigirmos aonde o navio está ancorado. É uma sensação incrível ver aquele “mostro de lata” a sua frente. Logo nos deparamos com a escada de acesso à embarcação. Ela nos leva até o 5º pavimento do navio, que no caso do MSC Lirica é o andar mais baixo disponível aos passageiros. Os andares inferiores são destinados à tripulação do navio.

MSC Lirica Experiência a Bordo

MSC Lirica Experiência a Bordo 12

MSC Lirica Experiência a Bordo 19

Acredito que todos ao entrarem em um cruzeiro pela primeira vez tem a mesma reação de deslumbre. É tudo lindo, basta pisar lá dentro para esquecer que se está em um navio. Tudo parece um hotel de luxo, com muita madeira e detalhes dourados. Percebe-se, então, que tudo ali é feito para impressionar.

Experiência a bordo do cruzeiro: Serviço

Como já falei no primeiro post, tudo é muito organizado e planejado em um cruzeiro, principalmente o serviço como um todo. Não há margem para erros. A começar por seu camareiro que é o mesmo durante toda a sua estadia. O nosso era um jovem de Madagascar que falava um espanhol arrastado e sempre estava de sorriso no rosto. Sempre esse mesmo camareiro que arrumava nosso quarto – e mais de algumas outras pessoas.

MSC Lirica Experiência a Bordo 8

O navio é como um hotel, não para. Pude perceber que durante 24 horas eles limpam, pintam áreas externas e fazem testes de segurança e manutenção. O esquema de revezamento entre os tripulantes parece ser muito bem coordenado e eles trabalham muito, tanto que certa vez me perguntei a que horas alguns dormem.

Posso julgar como impecável o serviço como um todo. A grande parte dos tripulantes são super atenciosos e prestativos. Pareceu-me que eles foram treinados para passarem despercebidos pelos hóspedes. Ah, em cruzeiros pela América Latina não há pagamento de gorjetas. Tudo já está incluído no preço do pacote.

Experiência a bordo do cruzeiro: Compras

No MSC Lirica, há uma área com várias lojas que é chamada de Beverly Hills. Na verdade, trata-se de um free shop com diversos tipos de produto para compras. Esse shopping em alto mar possui lojas que vendem joias, relógios, doces, bebidas, bolsas, brindes do cruzeiro. Enfim, um paraíso para que gosta de gastar dinheiro. As lojas só ficam abertas quando navio está em alto mar.

Como tudo dentro do cruzeiro, os preços são todos em dólares e para comprar basta apresentar seu cartão de embarque. A conta virá no final, como já expliquei no post anterior.

Pela experiência a bordo que tive, acho interessante deixar para comprar mais pro final do cruzeiro, pois a cada dia são lançadas promoções do tipo: “comprem dois e levem três”, “comprem dois e tenha desconto de 30%” e etc. É claro que caso vocês tenham visto alguma coisa que tenham gostado muito, é melhor não arriscar e não deixar que outro compre primeiro.

Não sou muito consumista, então só comprei um relógio junto com meu padrasto e aproveitei uma das promoções. Não achei as coisas tão em conta considerando a conversão para reais. Relógios, bolsas e bebidas acho que valem bastante a pena. No caso de bebidas alcoólicas, a compra só pode ser retirada no último dia do cruzeiro. Afinal, querem que vocês gastem com as bebidas nos bares.

Experiência a bordo do cruzeiro: Almoços e Jantares

Uma das coisas mais estranhas é quanto aos almoços e jantares. Na verdade é uma logística interessante e faz todo sentido considerando que todos os hóspedes tem direito de participar de todas as atrações.

O MSC Lirica conta com dois restaurantes a la carte, e um restaurante self service.

MSC Lirica Experiência a Bordo 21
MSC Lirica Experiência a Bordo 5

No almoço fica aberto um restaurante a la carte e o restaurante self service. Neste, tudo é mais informal e funciona como buffet. Você vai lá e pega o que quer comer, sem limite de nada, inclusive doces. No a la carte, há um menu com as opções do dia, desde entrada, salada, pasta (massa), prato principal e sobremesa. O garçom chega, você faz o pedido de tudo que vai querer e a comida vai chegando na ordem. Demora um pouco mais que no self service, porém achei a comida mais saborosa. Há quem prefira o self service, principalmente os jovens que tem pressa.

No jantar é tudo um pouco mais formal, os dois restaurantes a la carte ficam abertos, porém você só pode ir no qual foi designado à você no momento do check-in. O nome do restaurante e a sua mesa estão contidos no cartão de embarque e valem para todos os dias. Em todos os jantares o seu garçom será o mesmo. A cada dia o jantar possui um tema, desde a noite de gala, até o jantar italiano – que eu gostei mais. Além do restaurante e da mesa fixa, há também o turno do jantar, que é o horário que você deve estar no restaurante e deverá ser o mesmo todos os dias, pois aquela mesa já está reservada para você durante toda sua experiência a bordo do cruzeiro.

MSC Lirica Experiência a Bordo 4

MSC Lirica Experiência a Bordo 23

Há algumas razões para os jantares terem dois turnos. A primeira, é que sempre há dois shows iguais no teatro, um para quem janta no primeiro turno e outro para quem janta no segundo turno, pois não há espaço no teatro para todos os hospedes ao mesmo tempo. A outra razão, é que o jantar é a refeição mais especial do dia, então tem que haver um planejamento para que todos possam comer, sem fila e confortavelmente.

Experiência a bordo do cruzeiro: Bebidas 

As bebidas não são incluídas nos cruzeiros MSC. As únicas bebidas disponibilizadas gratuitamente são água e café. No café da manhã também tem sucos grátis. Importante mencionar que todas as bebidas gratuitas são feitas com água dessalinizada. Alguns dizem que passam mal, outro dizem que não. Eu experimentei e não notei diferença no gosto, mas não quis arriscar e bebi só cerveja mesmo. rs

Há duas formas de se comprar bebidas. Individualmente ou fazer um pacote. Para se comprar individualmente é fácil, basta pedir para o garçom, entregar seu cartão de embarque, e ele volta com a bebida e uma comanda para você assinar. No final do cruzeiro você paga a conta.

MSC Lirica Experiência a Bordo 3

MSC Lirica Experiência a Bordo 2

MSC Lirica Experiência a Bordo 1

Também há a opção de comprar pacote de bebidas e aí há pra diversos perfis. Desde pacotes de águas, cervejas, bebidas não alcoólicas, drinks e pacotes de bebidas all inclusive (tudo incluído). A opção é individual de cada um e vale mais a pena que comprar individualmente.

Não aconselho beber demais durante o cruzeiro, principalmente se for a primeira vez. Não deve ser legal ficar de ressaca com o balanço do mar.

Experiência a bordo do cruzeiro: Deck das Piscinas

Provavelmente esse é o lugar que você mais frequentará durante o dia. O MSC Lìrica conta com duas piscinas e duas jacuzzi de hidromassagem.

MSC Lirica Experiência a Bordo 10

MSC Lirica Experiência a Bordo 6

Nos cruzeiros, a água da piscina é salgada e é completamente renovada todos os dias de madrugada. A parte mais rasa da piscina tem 1,80 mt, dificultando em parte quem não sabe nadar ou tem medo, porém há barra de ferro em toda lateral para que possa se segurar. Há também a parte infantil, mas essa deve ter cerca de 50 cm.

MSC Lirica Experiência a Bordo 7

MSC Lirica Experiência a Bordo 9

As banheiras jacuzzi são muito disputadas e a melhor hora de utilizá-las é no final da tarde ou quando o navio atraca e a maioria dos passageiros descem para conhecer as cidades.

Nesse deck também encontram-se dois bares que possuem desde drinks, sorvetes e bebidas. Falo sobre as bebidas nas dicas gerais do primeiro post.

Experiência a bordo do cruzeiro: Entretenimento

Durante o dia todo há diversão a bordo. O programa é diário e sempre com atividades novas, desde aulas de dança, idiomas, festas, espetáculos teatrais, música ao vivo nos 5 ou 6 bares a bordo e etc. Não falta opção para quem quer se divertir e aproveitar o cruzeiro.

MSC Lirica Experiência a Bordo 22

MSC Lirica Experiência a Bordo 24

MSC Lirica Experiência a Bordo 13

MSC Lirica Experiência a Bordo 18

Dá vontade de fazer tudo, mas vá com calma. Provavelmente você não vai aguentar, só os animadores aguentam. Até hoje não sei se eles dormem.

MSC Lirica Experiência a Bordo 15

MSC Lirica Experiência a Bordo 14

Como falei no primeiro post, sempre na noite anterior é colocado um programa das atividades e horários do dia seguinte, bem como as promoções que haverá no free shop, entre outras informações importantes do cruzeiro. Se possível, já marquem as atividades que terão interesse em fazer no dia seguinte para não perder o foco; ou joguem fora a programação e andem pelo navio sem rumo.

MSC Lirica Experiência a Bordo 11

A dica mais importante de todas. Não percam nenhum espetáculo do Teatro Broadway. Todos são incríveis e com artistas maravilhosos. É um por dia e sempre à noite. O horário varia conforme o turno do seu jantar, mas não é necessário agendar para assistir. Caso estejam indo em outro navio, nunca deixem de ir aos espetáculos.

MSC Lirica Experiência a Bordo 17

MSC Lirica Experiência a Bordo 16

MSC Lirica Experiência a Bordo 25

MSC Lirica Experiência a Bordo 20

Experiência a bordo do cruzeiro: Procedimento de saída do navio

O cruzeiro que fiz foi de 7 dias e parou em três cidades: Salvador(BA), Ilhéus(BA) e Buzíos(RJ), antes de voltar ao Rio de Janeiro. Farei outros posts dando dicas do que fazer nas horas que estiver em cada cidade, exceto Búzios, pois optei por ficar no navio curtindo aquela Jacuzzi.

Nas cidades em que há portos, o navio atraca e o desembarque é feito através da escada. Os horários são amplamente divulgados tanto no sistema sonoro, quanto no planejamento diário disponibilizado aos hospedes. A saída é realizada pela manha e é determinado um horário em que todos deverão estar embarcados para o navio poder zarpar. Todo procedimento é realizado com seu cartão de embarque, portanto, não o perca de vista.

Ah! O navio não espera por ninguém e a pontualidade é britânica. Caso não cheguem ao porto no horário determinado, já era. Nem sei o que acontece. rs

Há alguns casos em que não há porto na cidade de parada. Esse é o caso de búzios, nesses casos o desembarque é realizado através dos botes do próprio cruzeiro. Não precisam se preocupar, pois não são botes infláveis. Tratam-se na verdade de mini embarcações que são colocadas no mar para esse translado. Como eu resolvi ficar no navio, não tenho experiência para contar como é. De resto, é tudo igual, cuidado com os horários definidos.

O cruzeiro MSC Lirica possui um serviço de agência de turismo que oferece passeios nessas cidades onde o navio atraca, porém achei os valores bem fora da nossa realidade brasileira. Eu não contratei nenhum e fiz meu próprio roteiro nas cidades, mas quem prefere mais facilidade, fazer o pacote é uma opção.

Vejam o último post da série MSC Lirica 2015 em que falo um pouco sobre o que fazer nos dias em que o navio atraca. 

O Navio MSC Lirica passará, em 2015, por uma reforma geral e terá sua capacidade ampliada, bem como renovação de toda parte interna. Quem for viajar na temporada de 2016 já irá conhecer o navio renovado. No blog Nós no Mundo há uma matéria interessante sobre a temporada 2015/2016.

Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar abaixo e seguir o blog.

Cruzeiro no MSC Lirica – Parte 1
Cruzeiro em Salvador e Ilhéus – Parte 3
Praia do Secreto

Caso haja alguma dúvida, postem nos comentários abaixo. Todos serão respondidos. Visite-nos no Google+

rbbv

Anúncios

70 pensamentos sobre “Experiência a bordo do Cruzeiro MSC Lirica – Parte 2

  1. Infelizmente não tive um grande impacto. Foi decepcionante a quantidade de filas para tudo. O cruzeiro foi 30/01/16 até 07/02/16 saindo de RJ com destino a Buenos Aires. Confusão total entre os passageiros, que eram muitos, pois o navio aumentou sua capacidade e espaço físico de cabines e não aumentou a tripulação e nem a logística. Resultando em filas para desembarque com mais de horas para tal, filas até para beber água nas máquinas. No banheiro da cabine que era com varanda, não funcionava o exaustor para expulsar os odores. Daí tinha que deixar a porta aberta da varanda e do wc.
    O navio é bonito, grande, mas em comparação aos da empresa COSTA não valeu muito,. Mas ficou a experiência
    Abraços!!!
    Mais um detalhe, o teatro tem que fazer SIM reserva de turnos. E finalizando, os artistas são realmente muito bons porém
    são sempre os mesmos TODOS OS DIAS. Os temas é que mudam.

    Curtir

  2. Oi,bom dia!
    Primeiro parabens pelas dicas, show!
    Mas no meu caso é o medo de cruzeiro kkk
    E como é meu aniversario agora em fevereiro, meu marido me convenceu a fazer este de 4 noites q sai do RJ pra Ilha Bela e Uberaba… Pra conhecer… Como é a questao de balanço, enjoou ??

    Curtir

  3. Olá, adorei o post de vcs. Nos ajudou muito… Meu Marido e eu faremos um Cruzeiro no próximo fim de semana. E só ficamos com uma curiosidade… O Cassino! Como funciona!? Quanto de dólar precisa levar!? Vocês tiveram experiências por lá!?

    Obrigada pelas orientações e dicas.

    Curtir

    • Daniela,

      O valor em dólares para você usar no cassino depende de você. Pode apostar 10 dólares no caça níquel ou milhares dólares nas mesas de jogo. No cassino, eu só tirei fotografias. Não gosto de jogo de azar.

      Abraços e tenha uma ótima viagem.
      Bruno.

      Curtir

  4. Nossa que post maravilhoso sobre o cruzeiro!!! vc foi muito mais esclarecedor que o agente com que fechei e a propria MSC que nao quis passar as informações de festas e outras duvidas mais! Me sinto muito mais tranquila agora!! To indo dia 13/12 pelo Lirica com o roteiro de Salvador/ Ilheus com meu noivo e meus pais e super me identifiquei com tudo que postou!! A parte chatinha é de so aceitar cartao internacional pois ficamos a mercê do dólar em pleno território brasileiro :/ e também a parte da bebida de nao incluir pelo menos os sucos ….mas como estamos indo em 4 pessoas creio que o pacote de bebida sem ser o “all incluse” deva valer mais a pena….

    Parabens pelos posts..vou ler os outros relacionados ao cruzeiro hahahaha

    Curtir

    • Olá Evellin. Que comentário simpático o seu. Obrigado mesmo. Eu, atualmente, faço o Blog porque adoro escrever sobre as viagens e, de quebra, tento ajudar quem ainda vai viajar. Um dia, quem sabe, consigo profissionalizar mais o Blog.

      Você entendeu direitinho, realmente o melhor pra você é não comprar o “all inclusive” e deixar para comprar as bebidas por lá mesmo. Nenhuma das quatro pessoas tem cartão internacional? Dá uma conferida no plástico do cartão e não se esqueça de ligar pro cartão pra desbloquear a função. Realmente o cartão seria a melhor escolha.

      Obrigado pela visita e leia também os outros posts, tem lugares bem bacanas para conhecer.

      Abraço e boa viagem.

      Curtir

  5. Oi bruno, sei post e muito esclarecedor, parabéns.
    Vou fazer um cruzeiro agora em dezembro e não tenho cartão de credito internacional.
    Eles aceitam cartão nacional? O deposito em dinheiro tem valor mínimo?
    Vi no site da MSC que e de 300,00 dólares, será que posso fazer um deposito de valor menor?

    Curtir

    • Olá Silviane,

      Somente são aceitos cartões de crédito internacionais e desbloqueados para uso no exterior. Quanto ao depósito, eu não sei informar sobre o valor mínimo. Se no site diz que o valor mínimo é U$ 300,00, convém não arriscar.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  6. Bruno, parabéns pelos posts. Li os 3 inteirinhos e adorei as informações.
    Tenho uma dúvida. Sabe me dizer qual cotação do dólar é usada para os gastos dentro do navio? Turismo de compra do dia do fechamento da conta?
    Outra duvida, Nos pacotes de um número x de bebidas alcoólicas, o preço é mais em conta do q pedir bebidas a parte? Valem a pena?

    Muito obrigado!
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Luciano,

      Não há cotação de Dólar para gastos. São duas opções: Você leva os dólares e paga a conta em dólares ou você paga a conta com o cartão de crédito e será a taxa de conversão do seu cartão de crédito.

      Os pacotes valem a pena sim. O ideal é que você compre ao menos 1 pacote de água (caso não queira beber a água dessalinizada) e outro da bebida que você gosta (alcoólica ou não). Normalmente o preço do pacote de bebidas funciona da seguinte forma: A cerveja mais barata é U$ 4,00, então o pacote é 4 x 18 (quantidade de bebidas) = U$ 72,00. Acontece que com esse pacote você pode beber outras bebidas mais caras também. Além disso você não paga os 10% em cima do preço do cardápio que pagaria caso não tivesse comprado o pacote.

      Espero que tenha entendido e que eu possa ter ajudado.

      Obrigado pela visita e volte sempre.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  7. Bruno, adorei suas dicas ,explicações ..realmente como foi falado em outros posts não se encontra MT informação sobre cruzeiros não sei pq…até a propria MSC n eh chegada a dar informações…parabéns pelo site!!! Ajudou muito…parabéns pela iniciativa!

    Curtir

    • Olá Artur,

      No restaurante self-service (liberado) achei a comida normal, tipo americana. Não é minha preferência de comida e não é excelente, mas também não é ruim.

      Quanto a comida nos restaurantes “a la carte”, eu gostei bastante sim.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  8. Oi Bruno,
    Muito legal sua iniciativa.
    Difícil achar tantas informações importantes concentradas em um único post.
    Ainda estou em duvida em qual ao cruzeiro que irei fazer, acredito que consiga me ajudar.
    Estou viajando com meu filho de 10 anos, e não vi muitas informações de atividades para essa faixa etária.
    O lirica dispõe de atividades para crianças? Tem muitas crianças a bordo também?
    Ouvi dizer que este navio é mais jovial pra quem gosta de curtir uma “baladinha”.
    Acha que seria uma boa escolha?

    Bem é isso… Obrigada mais uma vez pelas dicas.
    Abs

    Curtir

    • Obrigado Mariana pelo elogio. Realmente o objetivo foi tentar tirar as dúvidas de quem nunca fez esse tipo de viagem.

      Vamos lá. Eu não tenho filhos e admito que não presto muita atenção em atividades para crianças. Dê uma olhada na minha resposta, neste mesmo post, para o Marcel. Nessa resposta eu falo sobre o que eu pude perceber sobre atividades para os pequenos. Em resumo: se o seu filho está acostumado a transitar entre adultos, ele vai se divertir bastante. Tem piscina, muita comida que criança gosta, bagunça e etc. Agora o foco da animação não é propriamente infantil. Talvez uma semana em um resort seja mais proveitoso.

      Não existe esse lance de navio “jovial”. Tudo vai depender do destino e da época que você estará viajando. Se for fazer um cruzeiro pra Salvador no Carnaval, será em ritmo de balada. Se for fazer um cruzeiro para Argentina em Julho, será algo mais intimista.

      Espero ter ajudado e obrigado pela visita.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  9. Bruno! Muito obrigada pela dicas nos posts. Eu e marido embarcaremos no MSC Lirica em novembro e não sabia 1/3 do que você detalhou aqui. Vamos ter paradas em Porto Belo e Ubatuba. Parabéns pela iniciativa e prestação de serviço. Obrigada

    Curtir

  10. Pingback: Cruzeiro em Salvador e Ilhéus – MSC Lirica – Parte 3 | Sempre Na Viagem

  11. Estou com planos de fazer um cruzeiro ano que vem. Vou levar minha mãe de 82anos. O que você acha das programações, acessibilidade para os idosos? Obrigada. Excelente o seu blog parabens!

    Curtir

    • Margareth. Bom Dia.

      Vamos lá. Primeiramente eu teria que saber como é sua mãe. Há gente dessa idade que corre meia maratona e outros que só saem de casa pra ir na missa de domingo. Se sua mãe for animada, gostar de um bom papo e de ver pessoas, aí é uma boa ideia. O ideal é que vá mais alguém pra você não acabar ficando “presa” com sua mãe e não podendo curtir as atividades do cruzeiro mais agitadas. Quanto a acessibilidade eu não vejo nenhum problema, pois há diversos elevadores espalhados pelo navio e os espaços são bem amplos nos diversos ambientes. Que tal fazer um mini cruzeiro, assim caso sua mãe não se adapte pelo menos vai durar menos dias.

      Abraços e espero ter ajudado.

      Curtir

      • Muito obrigada!!!! Simmmmm ela é bem animada ….. E vamos fazer justamente conforme sua sugestão , um mino Cruzeiro! Vamos em 12 pessoas !!!!! Estamos super empolgadas!!! Obrigada

        Curtir

  12. Olá, Bruno! Muito obrigada por dividir suas experiências!
    Estou planejando fazer um cruzeiro em dezembro (mesmo itinerário feito por vc). Descobri tanta coisa com seu relato! Excelente!
    Esperando as dicas para aproveitar o tempo em terra.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Bruno, parabéns pelo seu post!
    Farei um cruzeiro no Msc Lirica no ano novo e estava com várias dúvidas que vc ajudou a tirar.

    Gostaria de saber sobre o pacote de bebidas alcoólicas. Vc acha que vale a pena?
    Ou acaba que não se bebe tanto para compensar um pacote? Vc viu bastante gente usando?

    Mais uma vez parabéns pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado Bruna.

      Com relação ao pacote de bebidas, acredito que você deva estar se referindo ao pacote ALL Inclusive. Isso varia muito de quanto você bebe.

      Na minha opinião não vale a pena, mesmo porque quando o navio atraca, você irá querer desembarcar para conhecer a cidade e passará o dia fora e não vai aproveitar o pacote. Outra razão pela qual acho que não vale a pena, é porque o balanço do mar não combina com pilequinho. Então, recomendo que compre pacotes com 10 bebidas alcoólicas (pode comprar quantos quiser). Aí você paga realmente o que consome.

      Só quem estava usando o pacote all inclusive foram uns jovens que estavam totalmente chapados, atrapalhando todo mundo e incomodando.

      O objetivo é curtir o cruzeiro ou ficar bêbado? Dependendo da resposta vale ou não comprar o all inclusive.

      Ah! se decidir comprar o pacote, tem que comprar para todos que estiverem na cabine, ou seja, multiplique o valor por 2 ou 3.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  14. olá irei só em fevereiro no carnaval, minha dúvida é o vestiário . Tipo o que vestir nas programações de dia ? Pois acho que a noite deve ser social . Nunca fiz um cruzeiro. Irei para salvador . Adorei as dicas foi muito bom .

    Curtir

    • Sheila,

      Obrigado pela Visita!

      Nos cruzeiros pela America do Sul, principalmente pelo Brasil, o vestuário é bastante informal. Até mesmo à noite, muitos passageiros vestem calça jeans e blusa polo, e as mulheres saia e vestidos até o joelho – no máximo. É comum haver noites temáticas, como a noite italiana, noite de gala e noite brasileira. Recomendo que leve um vestido mais formal para a noite de gala, apesar de muitos não se vestirem bem, acho legal para poder ter uma fotos bonitas de recordação. Para homem não vejo necessidade de terno, uma roupa social e uma gravata já ficará bonito.

      Durante o dia não há recomendação por parte do cruzeiro de qual roupa vestir. Recomendo roupas leves e confortáveis, visto que é possível que você fique com roupa de banho durante todo o dia/tarde. De preferência bermuda com bolso para que você possa deixar guardado seu cartão de embarque.

      Já foi lá conferir a segunda parte do post?

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  15. Bruno, adorei esse seu post! Não imaginava que a parte interna onde dá para os quartos fosse igual a de um hotel, imaginava totalmente diferente. Tb não sabia que os passageiros têm a sua mesa reservada. E tb não sabia que a água da piscina é salgada! Achei seu post muito completo e com dicas muito boas. Adorei. Parabéns!

    Curtir

  16. Olá! Estou para comprar um pacote do MSC Lirica, mas pretendo comprar diretamente do site, sem a interferência de agências pois fica mais barato. Você sabe se é a mesma coisa? Obrigada! Adorei o post!

    Curtir

    • Carol, Obrigado pela visita. Assine o blog para receber mais novidades.

      A MSC não vende pacotes diretamente, sendo necessário obrigatoriamente comprar através de algum agente de viagem. O que eles permitem é que se faça uma reserva pelo site deles e, depois, você leva o formulário para algum agente de viagens.

      Honestamente, não sei como funciona esse procedimento de reserva.

      O serviço a bordo será igual independente de onde você comprar. Então, siga a dica que eu dei no post e compre pelo preço mais barato que você encontrar, desde que seja em uma agência confiável.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

      • Comprei o meu pacote pelo DECOLAR pois estava mais barato do que no site do MSC. O voucher será enviado com 14 dias úteis de antecedência ao embarque.

        Curtir

    • Olá Carol. Também vou comprar um pacote para o MSC Lírica e, assim como vc, vi no site vendendo. Não finalizei ainda a compra, pois estou esperando o dólar baixar um pouco. Mas tb não sei até quando esperar. vc já comprou?

      Curtir

      • Compre logo. Quando eu estava pesquisando a viagem com saída para o dia 06/01 tinha vaga e dias depois já estava esgotado. Tive que comprar com saída para o dia 24/01. Quanto mais tempo você deixar para comprar os preços vão aumentando. O preço do pacote está abaixo do valor real do dólar, a MSC está vendendo com a cotação de US$2,99.

        Curtir

  17. Adorei o post. Vou fazer minha primeira viagem de cruzeiro em dezembro para Buenos Aires e será no Lirica. Ainda não fechei o pacote e tô com dúvidas sobre a cabine, se escolho a bingo interna ou externa. O que você sugere? Irei com uma amiga e temos preferência em camas separadas. Sabe se é assim? Obrigada.

    Curtir

    • Olá Catiane,

      No post eu falei bastante sobre a questão da cabine bingo. Em resumo, eu escolheria a bingo já que não me importo de ficar na cabine interna (até prefiro). Caso você faça questão de ter uma “janelinha”, compre a cabine externa. Com relação a camas separadas, não sei como faz para solicitar, sugiro que entre em contato com a agência de turismo na qual você irá comprar o pacote da viagem.

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

  18. Parabéns Bruno! Excelentes posts (parte 1 e 2). Texto bem escrito, detalhado e interessante. Respondeu a diversas dúvidas que eu e minha esposa tínhamos. Gostaríamos de saber se viu crianças entre 8 e 15 anos e se existem atividades específicas para eles? Muito obrigado desde já e um grande abraço.

    Curtir

    • Marcel,
      Obrigado pelo elogio. Realmente a intenção foi fazer esses dois posts de forma bastante completa, pois não encontrei praticamente nada na Internet antes de fazer esse cruzeiro.
      Sim. Há bastante crianças transitando no navio, inclusive soltas por lá. De atividades específicas eu vi poucas coisas, mesmo porque admito que não procurei. Tem as piscinas, a boate para os adolescentes, uma área infantil tipo aquelas de academia onde os pais deixam os filhos, só que maior. As atividades de dança e animação todos também podem participar. Tem também um mini golf no último andar do navio, bem mini. Rs

      Enfim, acho que no caso de levar criancas, caso esteja em dúvida e dependendo do jeito de cada um, você pode pensar em fazer um desses cruzeiros de quatro dias.

      Abraços e siga o Blog.
      Bruno.

      Curtir

  19. Pingback: Cruzeiro no MSC Lirica – Parte 1 | Sempre Na Viagem

    • Obrigado Juliana. Resolvi fazer esses dois posts sobre o cruzeiro de forma a abranger praticamente tudo, uma vez que também não consegui achar praticamente nada na internet sobre a experiência de um cruzeiro. Fique a vontade para tirar quaisquer outras dúvidas que venha a ter.

      Leu o primeiro post também?

      Abraços,
      Bruno.

      Curtir

      • Oi Bruno. Li o primeiro post sim. Acabei mudando a data da minha viagem que será em janeiro/2016 e por coincidência nestas mesmas datas e com o mesmo roteiro que o seu rsrsrs…. Faço 30 ano no dia 28/01/16 e decidi fazer isso em alto mar. Tenho algumas dívidas: Vou com 2 amigas e ficaremos em cabine tripla. Como será o pagamento das despesas? Podemos colocar cada uma em seu cartão de crédito ou teremos que fazer o pagamento em um só cartão? De quanto foi o depósito? Que horas você chegou no porto?

        Muito Obrigada pela atenção!!! 🙂

        Curtir

  20. Bruno,
    O post está incrível!!!
    Você descolou dicas e ainda conseguiu reunir todas as informações com uma riqueza de detalhes, cara, fantástico!
    Tenho certeza de que ajudará todo mundo que tem o desejo de se lançar ao mar…
    Seja pela primeira vez, segunda, terceira ou vigésima, ler e reler seus post´s é fundamental para garantir uma viagem tranquila.
    No aguardo das dicas de Ilhéus 😉
    Abração e parabéns mais uma vez!

    Curtir

      • Luciano.. Há disponibilidade de vários tipos de pacotes para serem comprados a bordo, porém a vantagem de comprar antes é que você pode parcelar junto com a viagem além de não ficar sujeito a variação cambial no dia do fechamento do cartão de crédito.

        Abraços,
        Bruno.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s